PÁGINA OFICIAL

12 de junho, 2018

119A0201.jpg

Bispo de Leiria-Fátima saúda acordo alcançado entre Estados Unidos e Coreia

Na abertura da peregrinação de junho, D. António Marto, desafia peregrinos a rezarem pela Paz

O acordo de paz assinado pelos presidentes dos Estados Unidos e da Coreia de Norte, esta terça feira em Singapura, foi evocado na abertura da Peregrinação Internacional Aniversária de Junho pelo Bispo de Leiria-Fátima.

“Confiemos a Paz no mundo a Nossa Senhora, em especial na Síria onde perdura uma guerra devastadora há oito anos, e demos graças a Nossa Senhora pelo acordo alcançado hoje entre a Coreia e os Estados Unidos” disse D. António Marto na Saudação Inicial a Nossa Senhora, a primeira celebração da Peregrinação Internacional Aniversária de Junho, que é presidida pelo bispo emérito de Santarém, D. Manuel Pelino.

“Nossa Senhora apresentou-se em Fátima como a Mensageira da Paz, dizendo-nos que o amor há de vencer o ódio e todos os conflitos”, disse  por seu lado o prelado emérito de Santarém na mesma celebração.

“Em Fátima rezamos por todo o mundo; aceitemos este convite para lembrar os lugares onde ainda há guerra, que causa tanto sofrimento”, precisou.

Durante a Saudação Inicial o bispo de Leiria-Fátima sublinhou que o silêncio da oração “é a resposta mais espontânea e profunda” dos peregrinos que chegam à Cova da Iria porque nele “sintonizam o seu coração”, “rezam uns pelos outros” e “dialogam na intimidade com a Mãe e com o Pai”, num diálogo onde encontram sempre “consolação de uma voz maternal”.

No santuário de Fátima vive-se hoje e amanhã a Peregrinação Internacional Aniversária de junho num ano pastoral  genericamente designado ‘Tempo de graça e misericórdia: dar graças pelo dom de Fátima’ durante o qual se pretende  aprofundar a consciência do dom recebido, iniciativa gratuita e amorosa de Deus.

Do programa celebrativo da segunda Peregrinação Internacional Aniversária do ano pastoral 2017-2018 destaca-se ainda hoje o Rosário, na Capelinha das Aparições a partir das 21h30, seguido da Procissão das Velas e Missa da Vigília, no Recinto de Oração.

Já amanhã, quarta-feira, o Rosário é às 9h00 e a Missa Internacional uma hora depois, terminando com a Procissão do Adeus.

Todas as celebrações vão ser transmitidas em direto, no sítio na internet – www.fatima.pt.

Estão inscritos no santuário 23 grupos, de oito países.

D. Manuel Pelino, que está a celebrar 30 anos de ordenação episcopal, presidirá a todas as celebrações. Em 2016, o prelado atingiu a idade prevista para a resignação (75 anos) pelo Direito Canónico mas ainda ficou mais um ano à frente da diocese escalabitana, que hoje tem como bispo residencial D. José Traquina.

D. Manuel Pelino nasceu a 7 de outubro de 1941, na Lentisqueira (Diocese de Coimbra), foi ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1965 e o Papa São João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar do Porto em dezembro de 1987; a ordenação episcopal aconteceu a 13 de março de 1988 em Coimbra.

CATEGORIAS DE NOTÍCIAS

HORÁRIOS