search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye refresh

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

Bispo de Leiria-Fátima saúda acordo alcançado entre Estados Unidos e Coreia

12 de junho, 2018

119A0201.jpg

 

Bispo de Leiria-Fátima saúda acordo alcançado entre Estados Unidos e Coreia

Na abertura da peregrinação de junho, D. António Marto, desafia peregrinos a rezarem pela Paz

O acordo de paz assinado pelos presidentes dos Estados Unidos e da Coreia de Norte, esta terça feira em Singapura, foi evocado na abertura da Peregrinação Internacional Aniversária de Junho pelo Bispo de Leiria-Fátima.

“Confiemos a Paz no mundo a Nossa Senhora, em especial na Síria onde perdura uma guerra devastadora há oito anos, e demos graças a Nossa Senhora pelo acordo alcançado hoje entre a Coreia e os Estados Unidos” disse D. António Marto na Saudação Inicial a Nossa Senhora, a primeira celebração da Peregrinação Internacional Aniversária de Junho, que é presidida pelo bispo emérito de Santarém, D. Manuel Pelino.

“Nossa Senhora apresentou-se em Fátima como a Mensageira da Paz, dizendo-nos que o amor há de vencer o ódio e todos os conflitos”, disse  por seu lado o prelado emérito de Santarém na mesma celebração.

“Em Fátima rezamos por todo o mundo; aceitemos este convite para lembrar os lugares onde ainda há guerra, que causa tanto sofrimento”, precisou.

Durante a Saudação Inicial o bispo de Leiria-Fátima sublinhou que o silêncio da oração “é a resposta mais espontânea e profunda” dos peregrinos que chegam à Cova da Iria porque nele “sintonizam o seu coração”, “rezam uns pelos outros” e “dialogam na intimidade com a Mãe e com o Pai”, num diálogo onde encontram sempre “consolação de uma voz maternal”.

No santuário de Fátima vive-se hoje e amanhã a Peregrinação Internacional Aniversária de junho num ano pastoral  genericamente designado ‘Tempo de graça e misericórdia: dar graças pelo dom de Fátima’ durante o qual se pretende  aprofundar a consciência do dom recebido, iniciativa gratuita e amorosa de Deus.

Do programa celebrativo da segunda Peregrinação Internacional Aniversária do ano pastoral 2017-2018 destaca-se ainda hoje o Rosário, na Capelinha das Aparições a partir das 21h30, seguido da Procissão das Velas e Missa da Vigília, no Recinto de Oração.

Já amanhã, quarta-feira, o Rosário é às 9h00 e a Missa Internacional uma hora depois, terminando com a Procissão do Adeus.

Todas as celebrações vão ser transmitidas em direto, no sítio na internet – www.fatima.pt.

Estão inscritos no santuário 23 grupos, de oito países.

D. Manuel Pelino, que está a celebrar 30 anos de ordenação episcopal, presidirá a todas as celebrações. Em 2016, o prelado atingiu a idade prevista para a resignação (75 anos) pelo Direito Canónico mas ainda ficou mais um ano à frente da diocese escalabitana, que hoje tem como bispo residencial D. José Traquina.

D. Manuel Pelino nasceu a 7 de outubro de 1941, na Lentisqueira (Diocese de Coimbra), foi ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1965 e o Papa São João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar do Porto em dezembro de 1987; a ordenação episcopal aconteceu a 13 de março de 1988 em Coimbra.


CATEGORIAS DE NOTÍCIAS


HORÁRIOS

Missa

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

07h30
Terço

Terço, na Capelinha das Aparições

12h00

LOJA ONLINE


Loja Santuário de Fátima